Do Clube da Esquina para o Mundo

E não é que no mês de outubro temos muitos aniversariantes fodaralhos. Quem também assoprou as velinhas e comemorou 73 anos, foi nada mais, nada menos que Milton Nascimento.

Nasceu carioca, mas é mineirinho de corpo e alma. Começou sua carreira artística em 1955 como crooner de uma banda de baile, juntamente com Wagner Tiso. Porém, não é sobre Milton que vou falar hoje, é sobre um de seus trabalhos, um dos melhores discos que eu já ouvi e pelo qual sou extremamente apaixonada. Estou falando do clássico “Clube da Esquina”.

O “Clube da Esquina” não foi apenas um disco, foi um movimento musical e cultural que se tornou conhecido em 1972 com o lançamento do seu LP pela EMI-Odeon. Liderado por Milton Nascimento e Lô Borges, o clube era integrado também por Beto Guedes, Fernando Brant, Ronaldo Bastos, Wagner Tiso, entre outros, em sua maioria, mineiros.

A origem do nome “Clube da Esquina” deve-se a duas ruas de Belo Horizonte: Paraisópolis e Divinópolis, que era o ponto de encontro dos músicos. Com o sucesso do disco, os “mineirinhos” ficaram conhecidos até nos Estados Unidos como “The Corner Club”.

clube 1

 

Eles também lançaram em 1978, o LP “Clube da Esquina 2”. Porém, no meu humilde gosto, não se compara ao primeiro, que nada mais é do que espetacular. Com uma mistura de sons, vozes e arranjos, esse se torna único. As letras, belíssimas e de extremo teor poético, dá o arremate final.

O disco foi lançado como álbum duplo, e sua capa, memorável, foi feita pelo fotógrafo pernambucano Cafi. Resumindo, ele avistou os dois meninos sentados na beira de uma estrada de terra perto de Nova Friburgo, região Serrana do Rio, enquanto andava de Fusquinha com o Ronaldo Bâstos, fotografando nuvens para um outro projeto. Resolveu fazer aquela fotografia e aí, Tonho e Cacau (os meninos da foto), ficaram conhecidos mundialmente.

Então, se vocês não conhecem esse trabalho, não podem deixar (NÃO MESMO) de ouvi-lo, este que é considerado um dos maiores discos da música popular brasileira.

Dessa vez, vou deixar o link de três canções, e se você quiser ouvir o álbum completo, você consegue achar no Youtube 😉

Com muito carinho, lhes apresento o “Clube da Esquina” ♥

Lô Borges – Um Girassol da Cor do Seu Cabelo

Milton Nascimento – Clube da Esquina nº 2

Lô Borges – Paisagem da Janela

Ariane Arrabal é Produtora, formada em Rádio e TV e acredita fielmente que entende de música brasileira. Divertida, adora participar de boas conversas sobre universo brasiliano.

Confira outros textos da coluna Brasilidades Dissoantes neste link.

Fotos: Divulgação/Internet

Comentários