Expomusic 2017 terá oficinas de musicalização infantil

expomusic 2017A Expomusic 2017 vem aí cheia de atrações musicais, com os melhores produtos para quem gosta de produção musical, entre muitas outras coisas e é claro que não poderia faltar uma programação especial para a criançada. Todos os detalhes vocês conferem nesta matéria.

Musicalização Infantil

Entre as ações promovidas pelo evento, que realiza sua 34ª edição de 4 a 8 de outubro, no Anhembi, estão as Oficinas de Musicalização Infantil, Programa de Visitação Escolar e Festival de Escolas de Música.

A coordenação das oficinas é do Instituto Bateras Beat, escola com metodologia reconhecida no Brasil e no exterior e maior rede de escolas de bateria da América Latina, e da empresa JOG Vibratom, que fornecerá seus instrumentos desenvolvidos especialmente para o aprendizado.

Serão dois tipos de aulas. Nos dias 4 e 5 – quarta e quinta-feira, quando a Expomusic é aberta apenas aos profissionais do setor -, as orientadoras do Bateras Beat, Léia Cruz e Cléia Nardella, ministram workshops a fim de preparar professores, lojistas e demais interessados para o ensino de música nas escolas de educação infantil ou escolas de música. As oficinas para adultos incluem temas como preparação corporal, exercícios de aquecimento, toque, percepção espacial e percepção corporal, e domínio corporal (movimentos corporais e com instrumentos).

“Nossa proposta é abrir os horizontes dos educadores musicais para que vejam a musicalização infantil como importante veículo para que cada criança possa se desenvolver como ser humano de forma completa, adquirindo qualidades como concentração, autoestima, acuidade auditiva, disciplina pessoal e muitas outras”, explica Léia.

Nos dias em que a Expomusic abre suas portas para o público em geral, sexta, sábado e domingo (6 a 8 de outubro), as aulas são voltadas para as crianças. Léia, Cléia e outros professores do Bateras Beat desenvolvem uma série de atividades lúdicas que visam a introduzir as crianças no mundo dos sons, que vão de simples células rítmicas e melódicas a peças musicais mais complexas do repertório popular e erudito.

Entre estas atividades, estão brincadeiras e dinâmicas com instrumentos musicais, exploração de instrumental com base na metodologia do pedagogo musical alemão Carl Orff e expressão corporal por meio da música.

“Nas aulas de musicalização infantil, além de trabalharmos a concentração, memorização, consciência corporal e coordenação motora, estimulamos o cantar e convidamos as crianças a acompanhar o ritmo das canções com instrumentos musicais e objetos variados com que podem produzir sons e até o próprio corpo, seja dançando ou simplesmente com o balanceio no colo dos pais ou cuidadores”, detalha Léia.

As aulas para adultos e crianças são gratuitas para os visitantes da Expomusic e as inscrições são feitas na hora, diretamente no Espaço de Musicalização Infantil, com vagas limitadas. As turmas de adultos, nos dias 4 e 5, têm início às 14h, 16h e 18h, com duração de 1h40, e as atividades infantis, nos dias 6 a 8, acontecem em seis horários, às 14h, 15h, 16h, 17h, 18h e 19h, com duração de 40 minutos (exceto no dia 8).

Nos intervalos, visitantes da feira que não participaram das aulas podem visitar o Espaço de Musicalização Infantil para conhecer os instrumentos e demais materiais didáticos. Os participantes das atividades de Musicalização Infantil da Expomusic 2017 concorrem por sorteio a kits (camisetas, bonés) oferecidos pela Bateras Beat.

O Instituto de Bateria Bateras Beat iniciou suas atividades em 1992, tendo o baterista Dino Verdade como o fundador. Sua metodologia própria é elogiada por bateristas consagrados como Robertinho Silva e Carlos Bala. O método tem sua eficácia comprovada em 20 anos de existência, em mérito a formação de inúmeros profissionais e o reconhecimento acadêmico comprovado pela procura por profissionais de todo país e mais recentemente por profissionais na Itália, Espanha e Argentina. Atualmente a escola conta com 26 unidades, sendo 24 no Brasil, uma na Itália e uma na Espanha.

A JOG Vibratom tem uma história de mais de 50 anos com o desenvolvimento das crianças por meio da musicalização que a estimula a socialização e a evolução cultural e intelectual. A empresa busca a excelência da qualidade dos produtos desde a seleção das matérias primas até o processo de produção, que envolve funcionários qualificados a fim de garantir o melhor aproveitamento dos alunos e professores. Esse compromisso rege também a linha de instrumentos profissionais, usados em bandas e fanfarras, que proporcionam ao músico uma melhor performance em suas apresentações.

Visitação escolar

Numa iniciativa da Abemúsica – Associação Brasileira da Música para incentivar e estimular o estudo da música, a Expomusic mais uma vez abre espaço para alunos de escolas regulares, ONGs e projetos sociais visitarem a feira, nos dias 6 a 8 (sexta a domingo). Cerca de 2 mil crianças e jovens, de dezenas de instituições vão participar do evento e entrar em contato com os instrumentos musicais das marcas expositoras e com a ampla grade de shows dos estandes e da programação oficial.

Festival

Promovido pela Francal Feiras e Abemúsica, em parceria com a CAEM – Central de Apoio às Escolas de Música, o Festival de Escolas de Música possibilita a integração das escolas de Música, incentiva o estudo da música, motiva a criação de bandas e revela novos talentos.

Neste ano, as bandas selecionadas nas duas categorias – 6 a 12 anos e maiores de 13 anos – vão se apresentar no dia 7 de outubro (sábado), a partir das 13h, na Arena Expomusic. Todas as bandas participantes receberão certificado, as finalistas medalhas e os três primeiros colocados troféus. As escolas responsáveis pelos três primeiros colocados receberão instrumentos musicais. Conheça as bandas selecionadas:

Categoria 1

Os Rapaduras (Escola de Música Massaro)

Banda Zig Zag – 2z (Mundo Da Música)

Geração De Cristo (JK Music)

M I N K (Escola De Música Randal)

StarFlower (Acústica Instituto Musical)

Teen Rock (MHS Musical)

Cromática Kids (Cromática Escola de Música e Arte)

Categoria 2

Soul Reaction (Bateras Beat Granja Vianna)

Monotonia (Escola de Música Nel-Som)

Banda Los Peppes (Bateras Beat Alphaville)

IMFA (Instituto Música Fácil)

Lucas Brenelli (Escola de Música Teclasom)

Som e Ação (Ong Som e Ação)

Under Six (Underground Escola de Música)

Benefícios

São muitos os benefícios associados ao aprendizado da música em todas as idades, mas especialmente na infância: potencializa a criatividade, proporciona divertimento, incentiva a autodisciplina, aumenta a concentração, desenvolve habilidades sociais, estimula o raciocínio e a memória, melhora a disposição, amplia a percepção matemática, aumenta a confiança e desenvolve a coordenação motora.

“Em casa, os pais podem dar continuidade ao trabalho e oferecer aos bebês e às crianças um leque variado de experiências dentro do próprio lar, com os sons do ambiente ou materiais do cotidiano encontrados na cozinha, área de serviço, quintal etc.”, diz Léia.

A Expomusic

De 4 a 8 de outubro, no Anhembi, em São Paulo, a Expomusic é um dos maiores eventos profissionais da música no mundo, e segue a tendência internacional de reunir negócios, entretenimento, conteúdo e educação.

A programação ocupa espaços diferenciados para shows, palestras profissionais, educação musical e rodadas de negócios. Os dois primeiros dias (4 e 5) são abertos exclusivamente a lojistas, compradores e profissionais do setor, e os demais (6, 7 e 8), aos amantes da música em geral, mediante bilheteria.

No Pavilhão de Exposições do Anhembi estarão expostas as novidades em instrumentos e acessórios de grandes marcas mundiais. São milhares produtos lançados por empresas nacionais e estrangeiras, de diversos países, que os visitantes podem degustar. No lugar da praça de alimentação, oExpomusic Fest reúne uma série de atrações para os visitantes, como food trucks, bar, exposição de fotos, pinturas, grafites e pôsteres, estúdio de tatuagem, salão de beleza e barbearia, lojas temáticas, exibição de musicais e shows, espaço para crianças e muito mais.

A Arena Expomusic, na parte externa do pavilhão, é o espaço para shows no Palco Flutuante, onde acontecem atrações como Rock Lounge, Aquarian Day Drum Show e o Festival das Escolas de Música.

O evento conta, ainda, com o Expomusic Talks, que recebe especialistas e representantes de marcas consagradas e startups para tratar de temas como inovação, tecnologia, marketing, varejo, carreira e outros. A Expomusic reserva também um espaço especial para a Musicalização Infantil, onde crianças participam de oficinas de iniciação musical.

Uma das novidades da Expomusic deste ano é o do IA – Salão de Iluminação e Áudio PRO, realizado nos três primeiros dias da Expomusic (4 a 6 de outubro) no Hall Nobre II do complexo do Anhembi. O espaço foi criado especialmente para atender aos profissionais que visitam a feira em busca de tecnologias, soluções e novidades em sonorização e iluminação para shows ao vivo, efeitos especiais, instalações e projetos comerciais de grandes empresas, governos, lojas, shopping, estúdios, templos, igrejas, teatros e outros.

SERVIÇO:

EXPOMUSIC 2017 – 34ª FEIRA INTERNACIONAL DA MÚSICA, ÁUDIO, ILUMINAÇÃO E ACESSÓRIOS

DATA: 4 a 8 de outubro

Garanta seu ingresso antecipado: http://bit.ly/2uAyr7P

HORÁRIOS:

Dias 4 a 7: das 13h às 21h

Dia 8: das 13h às 19h

DIAS 4 e 5: FEIRA ABERTA EXCLUSIVAMENTE PARA PROFISSIONAIS DO SETOR – ACESSO MEDIANTE CREDENCIAMENTO

DIAS 6, 7 e 8: ABERTA AO PÚBLICO MEDIANTE COMPRA DE INGRESSO E PROFISSIONAIS MUNIDOS DE CREDENCIAL.

MENORES DE 12 ANOS E MAIORES DE 60 NÃO PAGAM INGRESSO.

LOCAL: Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo – SP – Brasil)

Promoção/Organização: Francal Feiras

Patrocínio: Abemúsica – Associação Brasileira da Música

Apoio: I-Música – Instituto Abemúsica pela Educação Musical e campanha A Música Quer Você

Site: www.expomusic.com.br

Twitter: @feiraexpomusic

Facebook: Feira Expomusic

Google +: Expomusic

Instagram: Expomusic

Informações: pelo telefone (11) 2226-3100 ou e-mail: sav@francal.com.br

 

 

Foto: Divulgação/Internet

Comentários