Grandes nomes do metal nacional falam sobre o Dia Mundial do Rock

Neste domingo, 13 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Rock e claro que a data não passaria em branco aqui no Rock Noize.

Nós, em parceria com o The Ultimate Music Press, fizemos três perguntas para grandes nomes do metal nacional.

As perguntas tratam não só do Dia Mundial do Rock, mas também abordam como o rock entrou em suas vidas e também que fatos marcaram a vida desses músicos.

Abaixo você confere as perguntas e também as respostas dessa galera que fez o metal nacional ser um dos mais respeitados do mundo.

Marcus D`Angelo, vocalista/guitarrista do Claustrofobia

Como o Rock mudou a sua vida?

Marcus: Desde quando descobri o rock com 9 anos de idade tive a certeza do que queria pra minha vida, até então era meio revoltado sem saber porque, jogava bola e não gostava de nada, de repente eu me achei com o Rock, me lembro muito bem da sensação naquele momento, tive a certeza do que eu faria da minha vida, o mesmo sentimento que tenho até hoje, ou seja, o rock me direcionou me deu inspiração pra lutar por algo, me fez estudar coisas que na escola eu não dava a minima, me ensinou mutias coisas mesmo. Meu pai mesmo sempre diz: como é que pode o rock melhorar uma pessoa (risos)!

Qual o fato envolvendo o rock que mais te marcou e por quê?

Me lembro quando entrei pra aprender tocar violão, e o cara me ensinava uns sertanejos, Roberto Carlos e na minha cabeça ele sabia tocar Iron Maiden e Ratos de Porão (risos). Foi então que um dia um cara guitarrista profissional me viu e disse pro meu pai que eu era Metaleiro e precisava ir num cara que dava aula chamado Marquinho Halas (em leme onde nasci), JAMAIS esquecerei quando entrei no quartinho dos fundos cheio de posters de Rock e Metal, e ele ligou a guitar com distorção e começou a palhetar o Mizão com aquele peso, eu jamais esquecerei disso e isso até hoje eh o que mais me marcou.

O que o dia do rock significa pra você?

Sinceramente não muda muita coisa pois pra mim todo dia é dia de Rock e sou muito agradecido de ter esse privilégio, talvez o que mude é que no dia existem comemorações com shows etc e é mais um motivo pra tomar uma brejas e se estragar mais um pouco (risos)! Obrigado aos seguidores do Claustro, continuamos na luta!

 

Roddy B. Após se desligar da lendária banda inglesa Avenger, o brasileiro Rodrigo BVevino, internacionalmente conhecido como Roddy B, acaba de juntar forças com uma verdadeira lenda viva do heavy metal mundial. O vocalista é o novo integrante do projeto liderado por Tony “Abaddon” Bray, baterista formador do Venom.

Como o Rock mudou a sua vida?

Roddy: O rock mudou minha vida em 1982 quando eu ganhei do meu padrinho (e ele deveria estar muito loco) o Creatures of the Night do Kiss e o Killers do Iron Maiden, como uma lavagem cerebral, tudo se tornou mais sabio, puro e melhor na minha vida hahaha.

Qual o fato envolvendo o rock que mais te marcou e por quê?

Um dos fatos mais marcantes na minha vida foi em 2008 quando eu conheci o Paul Di Anno, passei 3 dias acompanhando ele e no final ele me convidou para cantar Running Free e eu simplismente sai do palco, me isolei e chorei por 30 mins como se fosse uma criança.

O que o dia do rock significa pra você?

O dia do rock para mim é todo o dia, eu respeito outros estilos mais apenas ouço o bom e velho rock n roll….

 

Caio Mendonça, guitarrista do Lacerated And Carbonized.

Como o Rock mudou a sua vida?

Caio: O Rock não só mudou, mas move a minha vida. Minha casa, meus amigos, minhas roupas, meu estilo de vida… tudo está relacionado ao Rock. Além disso, pensar fora do comum e ter uma personalidade própria são coisas raras hoje em dia, e o Rock ajuda a promover esse senso crítico e a liberdade intelectual.   

Qual o fato envolvendo o rock que mais te marcou e por quê?

O que mais me marcou foi ter viajado o mundo. Quando comecei a ouvir Rock, jamais pude imaginar que o meu interesse pelo estilo e por um instrumento fizesse com que eu viajasse para mais de 20 países, conhecendo diferentes culturas e lugares.    

O que o dia do rock significa pra você?

A data ajuda a reafirmar a importância cultural do Rock, gerando destaque na grande mídia e divulgando o tema para o público em geral, mas para nós, “seguidores”, o Rock é comemorado todos os dias do ano.

 

Dani Nolden, vocalista do Shadowside

Como o Rock mudou a sua vida?

Dani: O Rock me deu um norte, um sentido pra toda a minha vida! Eu sempre fui uma menina meio “deslocada” na escola, sempre diferente, com pensamentos opostos aos dos meus colegas de classe… nunca briguei na escola, nem fui rebelde sem causa, porém, eu era agressiva e não conseguia me comportar, nem pensar como as outras crianças e depois adolescentes. Isso parece uma conversa meio religiosa (risos). Mas o fato é que quando comecei a escutar Rock, tudo passou a se encaixar na minha vida… a ideologia do Rock e a música em si me fizeram aceitar que eu não precisava ser igual aos outros… e depois me fizeram perceber que havia outras pessoas mais parecidas comigo. Minha agressividade diminuiu, apesar de quem não curte rock falar que somos todos animais agressivos (risos). Eu fiquei finalmente em paz porque eu havia encontrado meu lugar no mundo… e posso canalizar toda e qualquer agressividade para dar energia a música.

Qual o fato envolvendo o rock que mais te marcou e por quê?

Não há um fato específico que tenha me marcado, porém existe algo que me marca até hoje… que são os inúmeros eventos beneficentes e a velocidade com que bandas, artistas e fãs se envolvem com causas importantes. E isso não é pra aparecer bem na mídia. Isso acontece simplesmente porque entre nós, fãs de rock, existe um grande número de pessoas com consciência social.

O que o dia do rock significa pra você?

Acredito que, apesar do estilo se manter vivo sem precisar provar nada aos que não acreditam na força e na ideologia do rock, o Dia Internacional do Rock mostra toda a força e a paixão que existe por trás do estilo, que manifestamos através da música. É o dia que pintamos o mundo de preto e deixamos claro, com eventos, bandas e celebrações, do que se trata o rock em todas as suas vertentes. É importante termos esse dia para que isso nos recorde do quanto o Rock é importante nas nossas vidas.

 

Felipe Chehuan, vocalista do Confronto

Como o Rock mudou a sua vida?

Mudou completamente, conheci o rock n roll bem novo com meus pais, meu pai em especial, fã de Stones, Zeppelin, Sabbath, Beatles, ZZ Top, ACCD, entre outros clássicos, sempre me mostrou as coisas, no início dos anos anos 90, com o Rock in Rio, meu velho além de me levar no dia do metal, me presenteou com o LP “Rust in Peace” do Megadeth, foi também o lançamento do “Arise” do Sepultura, conheci naquele dia também, Judas Priest, e Whitesnake… E assim foi até eu começar a buscar música com minha própria vontade.  Em 1993 conheci o bar do Juvenal em minha cidade e la, via as primeiras bandas de death metal, thrash metal e hardcore. E já se foram mais de 20 anos…

Qual o fato envolvendo o rock que mais te marcou e por quê?

Pantera em 1995 no Imperador no Meier, ali eu falei “quero ter uma banda”!!!!

O que o dia do rock significa pra você?

Significa a comemoração do estilo de música que mudou minha vida, me fez conhecer o mundo, me deu a chance de tocar com bandas que mas admiro e sou fã, que além de tudo me despertou para as injustiças desse mundo tão injusto e cruel!

 

Boka, baterista do Ratos de Porão

Como o rock mudou a sua vida?

Mudou em tudo, definiu grande parte de minha identidade e personalidade, e sempre ocupou a maior parte da minha vida em tempo e espaço.

Qual o fato envolvendo o rock que mais te marcou e por quê?

Talvez tenha sido o fato de descobrir q poderia tocar um instrumento com certa competência e o convite pra tocar em minha 1° banda em virtude dessa habilidade parece q neste momento a bateria entraria na minha vida sem nenhuma possibilidade de vir a sair algum dia.

O que o dia do rock significa pra você?

Juventude, alegria e inconformismo.

 

Foto: Divulgação/Internet

Comentários