Overload Festival anuncia lineup! Confira

Anunciado na semana passada em sua página oficial no Facebook, o evento Overload Festival contará com Alcest, Katatonia, Labirinto e Vincent Cavanagh em seu lineup deste ano. O festival vai rolar no dia 4 de setembro no Carioca Club, região de Pinheiros em São Paulo.

Segundo informações, Alcest tocará o seu álbum “Ecáilles de Lune” na íntegra. Eles já se apresentaram no Brasil na primeira edição do Overload Festival, ao lado de bandas como God is an Astronaut, Fates Warning e Swallow the Sun. Eles lançaram em 2014 seu quarto álbum de trabalho, “Shelter”, que foi considerado um divisor de águas em sua carreira. Com uma pegada um pouco diferente de seus 3 primeiros álbuns, ele se aproxima muito mais do shoegaze, completamente oposto ao estilo de seu álbum de estréia “Souveniers d’un autre monde”, que tinha mais elementos de black metal.

alcest
Alcest

Já a banda Katatonia, de doom metal, será a atração principal, fazendo um único show no país. Eles chegam em terras tupiniquins logo após anunciar seu mais novo álbum “Sanctitute”, que tem previsão de lançamento para o dia 31 de março. Seu mais novo trabalho traz o registro de uma apresentação realizada pelo grupo em 2014 na Union Chapel em Londres. Confira o video sobre o mais novo trabalho da banda sueca.

katatonia1mb
Katatonia

A banda Labirinto, que faz parte do circuito brasileiro, foi a responsável pela abertura da primeira edição do festival, e esse ano toca novamente com os franceses do Alcest. Seu disco mais recente, “Masao”, também teve o lançamento em 2014. O disco é uma obra prima que te leva a uma viagem sonora cinematográfica, fazendo uma homenagem ao diretor da usina Fukushima, Yoshida Masao, que foi parte integrante de um grupo conhecido como 50 heróis, responsáveis por evitarem uma das maiores catástrofes nucleares em 2011. Com uma única música de 25 minutos, “Masao” é um mergulho no denso, no obscuro.

Labirinto-by-Marina-Hungria
Labirinto

Pra quem não sabe, Vincent Cavanagh que fará um show solo e acústico, é o vocalista e guitarrista da banda Anathema. Ele esteve no Brasil ano passado com a banda para uma única apresentação de seu mais recente trabalho “Distant Satellites”, mais pesado e mais denso, um pouco diferente de seu trabalho anterior em “Weather Systems”.

IMG_0095
Vincent Cavanagh

O foco dessa iniciativa, segundo a produtora, é trazer bandas que raramente vem ao Brasil e que possuem estilos diferentes do que estamos acostumados a ver por aqui, como doom metal e post-rock.

Diferente da proposta de 2014, que foi a primeira tentativa, 2015 veio com um formato inusitado e bastante arriscado, mas que deu muito certo. Com dois dias de apresentações e duas bandas como headliners, o festival foi tomando forma e conquistando o público alternativo. Contando com Anathema e Paradise Lost como as principais, a edição do ano passado ainda contou com bandas como a japonesa Mono, de post-rock, Novembers Doom de doom metal que subiu ao palco nos dois dias de festival, Andy McKee, os poloneses da banda Riverside com seu rock progressivo, The Reign of Kindo, Antimatter eParadise Lost.

Outro diferencial foi que, na segunda edição rolou um meet and greet, e o mais surpreendente, foi de graça. Quando é que a gente vê esse tipo de coisa rolando? Mais um ponto mais do que positivo.

Segundo a produtora,  os ingressos estarão à venda na quarta-feira, 16 de março a partir do meio dia nas bilheterias do Carioca Club, Paranoid (Galeria do Rock) e clubedoingresso.com.

 

 

Fotos: Divulgação/Internet

Comentários