Pearl Jam faz noite memorável no Rio de Janeiro

O Pearl Jam fez, na noite do dia 22 de novembro de 2015, uma apresentação mais do que memorável no Maracanã, Rio de Janeiro.

Foram quase três horas de show, alternando no setlist hits e “b-sides” (que, para os fãs, nem soam como b-sides, né?) enchendo de energia o estádio.

A chuva de sexta e sábado nem quis dar as caras nesse domingo. O sol apareceu desde a manhã, e, se choveu em algum lugar do Rio de Janeiro, não importa: o Maracanã estava sob um lindo sol, acompanhado de uma brisa deliciosa, que deixou o clima mais do que propício para o show.

Quase oito horas e o redor do estádio ainda estava bastante cheio, o que pode justificar o atraso de uma hora e cinco minutos da banda.

Às 21h05, as luzes se apagam e Eddie Vedder & cia entram em campo -literalmente – transformando a atmosfera do lugar. Uma cortina abre ao fundo, revelando o painel temático do “Lighting Bolt” – disco que é tema da atual turnê da banda.

Com a leveza da música “Oceans”, iniciam o show, seguida de “Present Tense”. O show cresce e as mais agitadas tomam lugar no set list.

E, quando o show parte para essa fase, é impossível não destacar a empolgação do público em “Do the Evolution”.

Durante as quase três horas de show, as músicas alternavam os discos, e só comprovava o quanto o público do Pearl Jam é fiel. Animavam-se desde “Who You Are”, do disco “No Code” até “Sirens” do “Lighting Bolt”, álbum mais recente.

Na hora clássica de falar português, Eddie não fez feio: “É uma ‘ronra’, ‘orna’, AFF! honra conhecer o maracanã. Obrigado por dividir essa noite com a gente. Já estamos imaginando quando poderemos voltar. Meu português está melhorando, mas continua uma merda. Deve ser porque tenho lido bastante no camarim (nesse momento pega um papel que supostamente estava lendo no camarim) ‘Por favor, não jogar papel ou qualquer objeto no vaso’.”

Em “Given To Fly” os telões foram tomados por imagens do Rio de Janeiro e o campo do Maracanã pela empolgação INCRÍVEL da plateia.  De longe, uma das músicas em que o público esteve mais animado.

Em um momento mais intimista, Eddie dedica uma música aos casais apaixonados que estejam comemorando alguma data especial e lê uma pequena lista de casais a quem gostaria de dedica-la. Na lista, havia um casal com apenas 2 meses de relacionamento, e Eddie brinca: “That’s good ‘cause they still ~~fucking ~~ (faça a sua tradução aqui)”. E aí, começa a tocar a deliciosa “Just Breathe”.

Em seguida, Eddie Vedder faz um pequeno discurso: “Tocar para vocês é como estar em familia. Ficamos muito tristes com o atentado em Paris, mas nos machucou muito saber que uma das vitimas era um fã nosso. Um fã que, na Europa, estava na grade em todos os shows e era muito querido. Então, gostaria que todos levantassem as luzes de seus celulares para homenagear um grande amigo que fazia parte dessa família e que não merecia ter sua vida interrompida”.E, então, começa a tocar “Imagine”, cover de John Lennon. Atire a primeira pedra quem não se arrepiou. Veja uma foto do momento em que o maracanã foi tomado pelas pequenas luzes:

5

Um fã que estava na grade levou um cartaz falando que era seu aniversário e pedia para cantar uma música com Eddie Vedder. Eddie disse que já estava de olho no rapaz nos outros shows porque ele estava levando o mesmo cartaz e fez piada “Queria eu ser como você, que faz aniversário todos os dias”. Na música “Porch”, Eddie o chamou ao palco e Edu cantou a primeira estrofe e não fez feio!

6

Entre goles na garrafa de vinho, Eddie se mostrava preocupado com a segurança do público que estava na frente. Disse que era o maior público desses shows do Brasil e queria que todos estivessem seguros para curtir o momento.

17

No decorrer do concerto, Eddie desceu na plateia, cantou pertinho o público, abraçou bandeira do Brasil, quebrou uma guitarra, usou uma sunga vermelha e, fechou suas graçinhas com chave de ouro, experimentando uma cachaça!

O Pearl Jam fez um espetáculo no Maracanã mostrando que a banda continua em perfeita sintonia. Eles disseram já planejar a volta. A gente não vê a hora disso acontecer.

Os shows do Pearl Jam no Brasil foram produzidos pela Time For Fun e você pode conferir como foi cada show dessa turnê no Brasil clicando aqui. 

Abaixo, seguem algumas fotos do show.

7

1 2 3 4 5 6 7 8 9 11 14 3

 

Veja agora o setlist completo.

Oceans

Present Tense

Corduroy

Hail Hail

Mind Your Manners

Do the Evolution

Amongst the Waves

Save You

Even Flow

Who You Are

Setting Forth

Not for You

Sirens

Given to Fly

I Want You So Hard (Boy’s Bad News) – (Eagles of Death Metal cover)

Comatose

Lukin

Rearviewmirror

Encore:
Yellow Moon – (Acoustic)

Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town – (Acoustic)

Just Breathe – (Acoustic)

Imagine – (John Lennon cover) (Acoustic)

Jeremy

Why Go

The Fixer

Porch

Encore 2:
Last Kiss – (Wayne Cochran cover)

Comfortably Numb – (Pink Floyd cover)

Spin the Black Circle

Black

Better Man

Alive

Rockin’ in the Free World – (Neil Young cover)

Yellow Ledbetter

Fotos: Taty Larrubia/Rock Noize

 

Comentários