Saiba tudo sobre o Record Store Day! Ah e vai rolar no Brasil também

Já faz algum tempo que é comum se deparar com a expressão Record Store Day quando se lê ou se ouve uma notícia sobre música nessa época do ano. Mas além da tradução literal, você sabe do que realmente se trata esse evento?

Concebido em 2007 a partir de um encontro de proprietários e empregados de lojas de discos independentes nos EUA, o Record Store Day busca resgatar a hábito do consumo de discos físicos, reunindo clientes e artistas para celebrar a cultura das gravadoras, selos e lojas independentes.

A primeira edição do festival aconteceu em San Francisco em 2008, e o grupo escolhido como embaixador da estreia foi o Metallica. A partir de então as comemorações, que incluem performances, culinária, pintura corporal, meet & greets com artistas, desfiles, djs e muitas outras atrações, passaram a acontecer anualmente no terceiro sábado do mês de abril.

Oito anos depois o RSD cresceu e apareceu, e atualmente conta com participantes em quase todos os continentes do mundo (exceto na Antártida). Em 2015, o embaixador da edição será o todo poderoso Dave Grohl, ex Nirvana e atual líder do Foo Fighters, e muitas novidades foram anunciadas para promover o evento no dia 18 de abril.

Johnny Marr, o ex Smiths que vem ao Brasil em junho, lançou uma versão explosiva de I Feel You do Depeche Mode. Ainda na rota dos covers, o Stone Sour regravou Creeping Death do Metallica, enquanto o Rival Sons destruiu esse coração que vos fala com uma versão incrível de Long As I Can See The Light do Creedence Clearwater Revival.

Quanto ao lançamentos, Jack White surpreendeu o mundo da música revelando que foi o misterioso comprador anônimo da primeira gravação de Elvis Presley e que irá relançar o material durante a comemoração. Para coroar o evento, o Foo Fighters anunciou o lançamento de um EP com quatro músicas.

Para conferir tudo que vai rolar no Record Store Day 2015 acesse o site oficial do evento nesse link, mas não fique triste, tem RSD Brasil também!

 

Record Store Day Brasil

A versão brasileira do Record Store Day é uma parceria do MIS – Museu da Imagem do Som –  com a Locomotiva Discos e acontece no sábado, 18 de abril entre as 12h e 20h.

O evento, que é gratuito e tem como anfitrião o músico e jornalista Kid Vinil, irá reunir 70 expositores entre lojas, sebos, colecionadores e vendedores especializados e também contará com as apresentações dos músicos Romulo Fróes e Bruno Souto no Auditório do museu.

Informações do evento:

Data: 18 de abril de 2015

Horário: 12h às 20h

Local: Museu da Imagem e do Som – MIS (Avenida Europa, 158 – Jardim Europa)

* Entrada gratuita

 

Foto: Divulgação/Internet

Comentários