Tim Maia Racional

“No caminho do bem”

E que bem fez Sebastião Rodrigues Maia, o nosso saudoso e glorioso Tim Maia, para o cenário musical brasileiro. Fez tão bem que neste ano de 2015 o seu disco “Tim Maia Racional, Vol. 1” completa 40 anos. Álbum esse que foi um paralelo na carreira musical do cantor e compositor.

Em 1975, Tim Maia converteu-se à seita Universo em Desencanto e aderiu Cultura Racional, o que o inspirou a gravar dois volumes do disco Racional, pelo selo Seroma, que foi criado pelo próprio Tim, já que as gravadoras não acreditavam nesse papo de Cultura Racional.

As letras foram marcadas pela devoção filósofico-religiosa com a qual ele se envolveu na época. Todos nós sabemos que Tim passou por várias fases, musicalmente falando, em sua vida.

Mas essa foi com certeza a mais excêntrica vindo dele, onde aquele rapaz totalmente fora dos padrões da época, que tinha toda aquela atitude, digamos, porra louca, mudou seus hábitos e transformou seu comportamento ao extremo, largando as drogas e as bebidas.

tim maia racional

Mas, não podemos dizer que isso foi ruim. NÃO! Na época, para ele foi, mas para a história da música popular brasileira foi sensacional. Primeiro, o disco é foda! As letras engajadas (todas compostas por ele), os acordes… ritmicamente falando é totalmente único. Algo que só o Tim Maia realmente faria.

Ele também apresenta para o Brasil nesse álbum o movimento black, soul e o funk, mas com aquele toque totalmente especial brasileiro, totalmente jovem. E não é à toa que esse disco hoje é considerado pela crítica e pelos fãs, um dos melhores discos da carreia de Tim (diferentemente da crítica que ele teve na época do lançamento).

Eu, em especial, adoro esse disco que sempre me leva em transe quando escuto.

Então, para você também entrar em transe, vamos ouvir e viajar ao som de “Bom Senso”

E, se você quiser ouvir alguns depoimentos sobre o disco, o site UOL fez uma pequena matéria sobre os 40 anos do disco “Tim Maia Racional, Vol. 1”. Clique aqui para assistir.

 

Ariane Arrabal é Produtora, formada em Rádio e TV e acredita fielmente que entende de música brasileira. Divertida, adora participar de boas conversas sobre universo brasiliano.

Confira outros textos da coluna Brasilidades Dissoantes neste link.

Fotos: Divulgação/Internet

Comentários